Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pimenta: Quanto mais Quente Melhor!

Quem coloca a pimenta no dia-dia está levando, além de tempero, uma série de medicamentos naturais: analgésico, antiinflamatório, xarope, vitaminas – benefícios que os povos primitivos descobriram há milhares de anos que agora estão sendo comprovados pela ciência.
Uma pesquisa recém-concluída na Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) comprovou que a pimenta diminui mesmo o risco de doenças cardiovasculares, maior causa de mortes no Brasil.
A pimenta contém a capsaicina, o princípio ativo da pimenta, que dá a ela o gosto ardido, que faz com que a pimenta seja benéfica à saúde. Alivia dores de cabeça, controla os níveis de glicose no sangue, aumenta a capacidade pulmonar e ajuda no tratamento da rinite alérgica. Cientistas do Cedars-Senai Medical Center, nos Estados Unidos, divulgaram pesquisa que confirma os poderes da pimenta no combate ao câncer de próstata.
Ainda falta determinar quanto é necessário consumir para que a pimenta traga todos esses benefícios. O que se sabe é que o brasileiro come muito pouco. Na Tailândia, por exemplo, ela é a estrela das receitas simples e sofisticadas. Lá, o consumo chega a dez gramas por dia. No Brasil, não passa de meio grama por pessoa.
A pimenta tem até 6 vezes mais vitamina C que a laranja, o que a torna um forte antioxidante no combate ao radicais livres. Também contem licopeno, que protege as artérias e a próstata, fonte de betacaroteno.
Ela pode ser aliada das dietas. Neste caso a capsaicina participa com o aparelho digestivo do processo de quebra dos nutrientes dos alimentos, fazendo com que ele trabalhe duro, gaste energia e, desta maneira consuma mais e mais calorias.

Deve ser consumida com cautela por pessoas mais sensíveis, com tendência a problemas de gastrite, úlcera e azia, pois pode piorar a sensação dos sintomas.

Geléia de pimenta-cumari e melão

Ingredientes
1 quilo de polpa de melão tipo pele de sapo
5 colheres (sopa) de pimenta-cumari fresca
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo
Depois de bater todos os ingredientes no liquidificador, coloque-os numa panela, leve ao fogo e cozinhe por 35 minutos ou até encorpar, mexendo de vez em quando. A geléia deve ser guardada na geladeira, em vidro previamente esterilizado. Ideal para carne assada.


Conserva de Pimenta

Ingredientes
Para 1 litro:

600g de pimentas de sua escolha - de vários tipos
250ml de aguardente ou vinagre
1 colher (sopa-rasa) de sal
100ml de azeite

Opções de especiarias ou tempero para pimenta em conserva:

Alecrim, cebola, pimentão, alho, folhas de louro, lascas de canela, ceboletes, pimenta da Jamaica ou qualquer outro tempero ou especiaria de sua preferência.

Processo caseiro de esterilização
Numa panela grande e alta, cubra o fundo com pano de prato, coloque os vidros afastados e distante das bordas encha de água filtrada e leve ao fogo. Quando levantar fervura abaixe o fogo, tampe a panela e deixe esterilizar por 10 minutos após coloque a tampa e deixe por mais 5 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar e retire da água.

Montagem
Nos vidros esterilizados, coloque a pimenta de sua escolha com o vinagre ou a aguardente, o sal, o azeite, com os temperos ou especiarias que desejar. Tampe e use após 15 dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário