Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Morango: Saudável e com Poucas Calorias!



            Morangueiro é o nome comum de um conjunto de espécies do género Fragaria. A fruta é carnosa, de cor vermelha, com pontinhos pretos, e de aroma bastante forte.
            Vermelho, pequeno, saboroso e típico do verão de temperaturas amenas na Europa, o morango é uma das frutas mais conhecidas no mundo. A fruta é utilizada na produção de sucos, geléias, sorvetes, iogurtes e leites aromatizados.

èPropriedades Nutricionais:

  Poucas calorias, do tipo selvagem ou híbrido, essa doce fruta é uma excelente fonte de vitamina C, folato e potássio. Também possui muitas fibras e pode prevenir diversos tipos de câncer. Suco Funcional 1
Suco de Abacaxi(80g.) + Morango(150g.) + Maçã(150g.)
O suco mistura diferentes propriedades de nutrientes que faz ele ficar completo.
O abacaxi é fonte de vitamina C, além de manganes, magnésio e potássio. Ajuda a repor as energias perdidas durante a atividade física combatendo a fadiga. A combinação de gengibre e hortelã faz esse suco ser um grande protetor do organismo. A maça é rica um tipo de fibra chamada pectina, é uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o LDL colesterol ruim, é rica também em glutationa, que é um antioxidante com ação anticancerígena que aumenta a capacidade do sistema imunológico a combater infecções. Já o morango é outra também fonte de vitamina C, além de conter folato e potássio. O morango é rico em pectina e outras fibras solúveis que ajudam a baixar o colesterol. Contém os chamados bioflavonóides, como a antocianina (de coloração avermelhada) e o ácido elágico, substâncias que podem ajudar a evitar alguns tipos de câncer. Esse suco contribui com a diminuição do colesterol pois o morango também é rico em pectina, tipo de fibra responsável para essa dimuição.

Espuma de Morangos

Ingredientes:
700g de morangos
¾ de xícara (chá) de frutose
5 claras em neve
1 lata de creme de leite light
2 colheres (sopa) de licor de menta (ou outro da sua escolha)
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
água

Modo de Preparo:
Lave bem os morangos e reserve 20 unidades para decorar no final. Faça um purê, passando os morangos restantes por uma peneira média com a ajuda de uma colher. Coloque-o em uma vasilha e acrescente o creme de leite. Misture a gelatina em 3 colheres (sopa) de água e dissolva em banho maria. Junte ao purê de morangos. Em uma panela, aqueça ¼ xícara (chá) de água e a frutose por 4 minutos, até engrossar, formando uma calda. Bata as claras em neve e misture bem com a calda ainda quente. Acrescente o pur6e de morangos. Umedeça uma forma de pudim com o licor e despeje a espuma de morangos. Cubra a seguir com filme plástico e leve à geladeira até que fique firme. Desenforme na hora de servir, aquecendo o recipiente em água fervente e virando-a em seguida sobre um prato. Decore a sobremesa com os morangos reservados.

Rendimento:12 porções
63 calorias por porção

Mousse de Morango

Ingredientes:
150g de morangos limpos
4 colheres (sopa) de adoçante culinário (sucralose granular)
2 colheres (sopa) de água
1 clara
2 folhas de gelatina incolor dissolvidas em 2 colheres (sopa) de água

Modo de Preparo:
Passe os morangos por uma peneira até obter um purê.
Dilua o adoçante granular na água.
Bata a clara em neve, junte o purê de morango e bata bem.
Junte o adoçante e continue batendo até ficar espumoso.
Retire da batedeira e junte a gelatina dissolvida.


Tempo de Geladeira  3 horas
Rendimento: 5 porções
21 calorias por porção

Torta de Morango

Ingredientes:
Creme
1 lata de leite condensado diet 
1 lata e creme de leite light 
gotas de essência baunilha

Massa
1 pacote de bolacha triggy triturada no liqüidificador 
3 colheres (sopa) de margarina light 

Cobertura
1 caixa de morangos (300g) 
1 caixa de gelatina de morango diet  

Modo de Preparo:
Coloque a bolacha triturada em uma panela e leve ao fogo junto com a margarina para que vire uma massa úmida. Depois molde no fundo de uma forma e reserve.
Para o creme, cozinhe o leite condensado em banho maria, retire e bata no liqüidificador com o creme de leite e a essência de baunilha..
Retire e coloque por cima da massa. Leve para gelar.
Prepare a gelatina conforme a embalagem. Corte os morangos ao meio.
Despeje delicadamente a gelatina e espalhe os morangos sobre o creme e leve para endurecer.
Sirva gelado.

Rendimento: 30 porções
89 Calorias por porção



 
            As sementes do morango contem fibras insolúveis, que ajudam a evitar prisão de ventre, é rica em pectina e outras fibras solúveis que ajudam a controlar o colesterol sanguíneo. Contém bioflavonóides, como a antocianina e o ácido elágico, substâncias que podem ajudar a evitar alguns tipos de câncer.   

Receitas Deliciosas e com Poucas Calorias

Nenhum comentário:

Postar um comentário